- História da Instituição
- Missão, Visão e Valores
- Emergência Infantil
- Órgãos Sociais
- Documentos Institucionais
Instituição
A origem da Associação A Casa do Caminho assenta num profundo sentimento de solidariedade para com as crianças em risco. Foi a partilha deste sentimento que levou três amigas, envolvidas em serviços de voluntariado, a empenharem-se na construção de uma casa do caminho, símbolo de um local onde se recuperam energias de corpo e alma para a grande caminhada que cada pequenino ser tem pela frente.
Assim, a 11 de Outubro de 1988, A Casa do Caminho foi constituída como Associação através de escritura celebrada no 8º Cartório Notarial do Porto.
Após duas instalações provisórias onde foram acolhidas primeiro 10 e depois 20 crianças temos, desde 1997, instalações próprias e construídas de raiz para o efeito, estendendo a capacidade da nossa Casa para as 60 crianças que pode acolher atualmente.
Em 1992 recebemos a distinção de Primeira Unidade de Emergência Infantil do Norte passando, assim, a ser parte ativa desse projeto de apoio à criança em risco que visa envolver todos na sua proteção chamando à responsabilidade os vários atores - Estado, Instituições, Comunicação Social, Grupos Políticos, Religiosos e Sociais e o Cidadão Comum - sob o apelo “Todas as crianças têm direito a ter um colo!”
Em 2002 as atividades sociais desenvolvidas pela Associação A Casa do Caminho foram consideradas de Superior Interesse Social passando os donativos feitos em seu favor a beneficiar dos incentivos fiscais previstos pelo Estatuto do Mecenato.
Ao longo destes 35 anos, a Associação A Casa do Caminho acolheu, cuidou e protegeu 892 crianças. Atualmente*, tem ao seu cuidado 33 meninos e meninas entre os zero e os 12 anos.
(*) dados a 31 de dezembro de 2023
MISSÃO:
Acolher, Cuidar, Proteger e Dar Carinho a crianças em perigo, promovendo o seu desenvolvimento integral e a concretização do seu projeto de vida.
VISÃO:
Ser reconhecida como instituição de apoio a crianças em perigo e seus familiares, privilegiando um atendimento de qualidade assente em boas práticas, inovadoras e consolidadas, concretizado por uma equipa qualificada, num ambiente favorável ao seu equilíbrio emocional e físico.
VALORES:
ÉTICOS
Valorização humana;
Solidariedade, respeito e afeto;
Integridade e sentido de responsabilidade;
PROFISSIONAIS
Sentido de cumprimento;
Trabalho de equipa;
Exigência;
Qualificação;
Realização pessoal;
ORGANIZACIONAIS
Transparência;
Responsabilidade social;
Cumprimento da Lei;
Respeito ambiental.
O projeto Emergência Infantil foi concebido, em 1988, pelo Diretor do Refúgio Aboim Ascensão, Luís Villas-Boas.
Por existir uma sintonia total com os princípios daquele projeto, a Associação A Casa do Caminho foi designada, em 1992, como a Primeira Unidade de Emergência Infantil no Norte, em cerimónia oficial presidida pela sua Presidente à época, a Exma. Sra. Doutora Maria Barroso.
A EMERGÊNCIA INFANTIL é um projeto de apoio à CRIANÇA abandonada e maltratada. É um grito "EI" que traduz a ideia força de que QUALQUER CIDADÃO tem o dever de intervir em favor de uma CRIANÇA em situação difícil, qualquer que seja o motivo que a faz sofrer!
É UM APELO a que o Estado tem de estar atento, organizando de forma justa, enérgica e imediata, a resposta a toda e qualquer situação de EMERGÊNCIA.
É UM CONVITE às Instituições Particulares de Solidariedade Social para que se tornem de fato o local de acolhimento imediato para CRIANÇAS EM RISCO.
É UM DESAFIO à Comunicação Social para que intervenha de forma sistemática na informação a fim de atingir e mobilizar toda a população, alertando-a para os DIREITOS DA CRIANÇA.
É UMA CHAMADA a todos os Grupos Sociais, Partidos Políticos, Confissões Religiosas, Iniciativas Privadas, para que deem as mãos para que a CRIANÇA no nosso País não seja vítima dos condicionalismos, dos interesses ou simples egoísmo humano.
EMERGÊNCIA INFANTIL é um projeto de VONTADE feita de ação, que se deseja possa ajudar a pôr fim aos MENINOS DE RUA, a quem não se acudiu precocemente um dia!
TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A TER UM COLO!
LISTA DOS CORPOS GERENTES PARA O QUADRIÉNIO DE 2023 -2027
Assembleia Geral de 29 de novembro de 2023
Assembleia Geral:
Presidente - Fernando António Ferreira Leite
Vice-presidente - Pedro Miguel Cabral Martins Fernandes
Secretária - José António da Costa e Silva
Direção:
Presidente - Maria de Fátima Pimenta Ferreira
Vice-Presidente - Mónica Liliana Costa Ferreira
Secretário - Maria da Luz Costa e Silva
Tesoureiro - Alberto Jorge Ribeiro Pinto da Rocha
Vogal - Luis Alberto Ferraz da Silva
SUPLENTES
Vitor Manuel Moreira de Sousa
Maria de Lurdes Miranda Pires
Maria Luísa Queiróz Pregueiro
Serafim Pereira Pinto
Filipa Andreia Alves Barbosa
Conselho Fiscal:
Presidente - Sandra Cristina S. de Almeida Figueiredo
Vogal - Mário Rui Fernandes Martins
Vogal - Isabel Maria Ribeirinha Severino
SUPLENTES
Maria Ribeiro Rua
Susana Maria Faria Carvalho Oliveira
Teresa Maria Dias Marques